ADOECIMENTO NO TRABALHO - RH
ADOECIMENTO NO TRABALHO COMPONENTES DO GRUPO:
Adriana Medeiros
Angélica Nunes
Ivanilda Camelo
Luiz Alberto
Rodrigo Luis
MEDICINA DO TRABALHO
- A Medicina do Trabalho representa um dos prismas da Saúde do Trabalhador.
- Com finalidade de promover e proteger a saúde das pessoas envolvidas no exercício do trabalho.
- Cabe ao médico do trabalho programar os planos de proteção à saúde do trabalhador, tanto no campo da Medicina do Trabalho como no campo da medicina em geral.
OBJETIVO DA MEDICINA DO TRABALHO
- Prevenção dos maus efeitos do trabalho sobre a saúde dos trabalhadores;
- O foco central da Medicina do Trabalho é a patologia do trabalho, os entraves para a produção e, portanto não é a saúde do trabalhador.
FUNÇÃO DO MÉDICO DO TRABALHO
- É necessário que o médico do trabalho tenha conhecimento profundo dos efeitos do trabalho sobre a saúde. Isso implica, necessariamente, estudo o mais completo possível da relação trabalho-doença;
- Outra importante função do médico do trabalho é a educação sanitária;
- A Organização Internacional de Saúde ressalta a grande importância dos registros médicos e que os serviços ocupacionais devem registrar em prontuários pessoais e confidenciais todos os dados referentes à saúde de cada trabalhador da empresa.
SAÚDE DO TRABALHADOR
- Lei Orgânica da Saúde: (Art. 6º parágrafo 3°): “[...] entende-se por saúde do trabalhador [...] um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
ADOECIMENTO E SUAS CAUSAS
- Vários fatores contribuem para esse adoecimento coletivo, tais como péssimas condições de trabalho, falta de segurança e autonomia e exposição freqüente a situações de extremo desgaste físico e mental, provocados pela necessidade de cumprir metas. Esse cenário tem levado o indivíduo a viver uma luta frenética e desigual.
DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO
- A definição da Organização Mundial de Saúde, que observa a saúde do ser humano como: “o completo bem estar biológico, psicológico e social e não apenas a ausência de doença”;
- Vieira (1996) coloca que a doença profissional é caracterizada como sendo aquela produzida ou desencadeada pelo exercício de trabalho peculiar a determinada atividade e, a doença do trabalho, é caracterizada como aquela adquirida, ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado.
ALGUMAS DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO
- Depressão: afeta cerca de 15% da população mundial, isto é, aproximadamente 900 milhões de pessoas. É a principal causa da queda na produtividade profissional acarretando, como conseqüência, ansiedade, angústia e medo;
- Estresse: pode ser causado pelo aumento da competição no trabalho, dificuldades do dia-a-dia, medo da perda do emprego e também devido ao avanço tecnológico;
- Fadiga: provocado pela inadequação do processo de trabalho provoca uma diminuição da capacidade do organismo produzir e conseqüentemente, a queda na qualidade de trabalho do indivíduo. É causada por um trabalho contínuo sem motivação para executá-lo. “É um desgaste de energia física e mental”
- Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/ DORT):São doenças dos ossos, músculos e tendões que afetam, principalmente, o pescoço e os braços e que são causados pelo exercício do trabalho. Os trabalhadores com LER/DORT têm direito a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), o que garante o reconhecimento do adoecimento pelo trabalho.
- As causas mais comuns são: Movimentos repetitivos; postos de trabalho inadequados,que levam o trabalhador a permanecer em posturas incorretas; atividades de trabalho que exigem força; vibração; ferramentas de trabalho inadequadas;ritmo de trabalho intenso; horas-extras; pressão das chefias; e exigência de produtividade (metas de produção) e qualidade.
PREVENÇÃO DO ADOECIMENTO NO TRABALHO
- Riscos isolados, não dá mais conta da explicação de por que adoecem os trabalhadores. Os riscos, na realidade, não se somam, mas se potencializam.
- Ambiente de trabalho compreendido no sentido mais amplo: não apenas riscos isolados, mas a organização do trabalho, relações de trabalho, diversos fatores somando-se e contribuindo de forma multicausal para o adoecimento.
- Prevenção significa abordar as causas na sua fonte, analisando os ambientes de trabalho, para a eliminação/minimização dessas causas ou a redução de sua influência, bem como conscientizando os empregados em todos os níveis, inclusive empregadores, para a sua efetiva participação no programa.
- Uma abordagem sistêmica, integral, faz-se necessária para esse entendimento, apontando saídas para a possível prevenção. Ao avaliar cada risco isoladamente, não deixando escapar coisas fundamentais como: ritmo de trabalho, repetitividade, pressão psicológica, assédio moral, etc.
- Com a prevenção do adoecimento no trabalho, automaticamente se obtêm uma qualidade de vida para os colaboradores da empresa, gastos reduzidos com auxílio-doença entre outros.
PREVENÇÕES
- Empregadores e empregados devem unir esforços no sentido de aprimorar o ambiente de trabalho, pela análise dos equipamentos, tarefas, sistemas e organização do trabalho. Manter um ambiente de trabalho seguro e saudável é responsabilidade do empregador e deve contar com a colaboração dos empregados.
OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE DO COLABORADOR
- Algumas empresas investem na saúde de seus funcionários possibilitando a prática de atividades físicas (Ginástica laboral). Os benefícios incluem”:
- Redução do estresse e depressão;
- Redução das doenças cardiovasculares;
- Aumento da auto-estima e bem estar (Pessoas mais ativas e motivadas);
- Aumento da produtividade;
- Redução do isolamento social
BENEFÍCIOS PARA O COLABORADOR (QVT)
- Qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho(Limonge-França, 1996).
- Estilo de vida que as pessoas almejam: É procurar integrar suas necessidades individuais, familiares e de carreira.
BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA
- Aumento da produtividade;
- Redução do índice de absenteísmo;
- Diminuição dos custos médicos;
- Diminuição da rotatividade na mão-de-obra;
- Melhora da imagem dos funcionários.
- O trabalhador, de acordo com a sua respectiva área profissional, podendo despertar as habilidades latentes do trabalhador, melhorando a sua qualificação, o que certamente proporcionará um melhor desempenho no trabalho. Trazendo benefícios para a sua saúde, tornando o ambiente de trabalho mais agradável.
REFERÊNCIAS
O Estresse no Ambiente de Trabalho
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